style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Medidas de prevenção foram tomadas para reabertura no CFC Viacentro
Desde a terça-feira, os Centros de Formação de Condutores (CFCs) estão autorizados a retomar as atividades em todo o Estado. Em Santa Maria, dos três que atendem o público em geral, dois abriram as portas e outro volta ao atendimento nesta quarta-feira. O serviço estava suspenso desde o dia 23 de março por conta da pandemia do coronavírus. Mesmo com a demanda de quase dois meses represada, a expectativa de fila e grande movimento não se confirmou, muito pela forte chuva desta terça-feira, que afastou a população das ruas. Os serviços também estão sendo retomados de forma gradual e com agendamentos, o que pode esticar prazos e aumentar a espera entre os clientes. A retomada foi possibilitada pelo novo modelo de distanciamento social controlado apresentado pelo governo estadual no fim de semana.
- No começo da pandemia houve um entendimento errôneo do governo na questão do papel dos CFCs, que foram classificados como escolas. Nos decretos iniciais até o penúltimo, nós éramos incluídos como escola, e não poderíamos reabrir. Mas, na verdade, nosso papel diante da sociedade é de um serviço público delegado, pois a carteira de habilitação é um documento. A gente executa um serviço que é do Estado - explica Rodimar Dall Agnol, diretor geral do CFC Viacentro e vice-presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado do Rio Grande do Sul (Sindicfc RS).
As perdas ainda estão sendo contabilizadas pelo sindicato estadual e devem ser divulgadas nos próximos dias. No CFC Ativa, por exemplo, foram dois meses sem entrada de receitas. Contratos foram suspensos, colaboradores receberam férias e o quadro funcional teve que ser reduzido. A expectativa pela reabertura era alta.
VÍDEO: no Dia do Enfermeiro, os relatos de quem enfrenta o coronavírus diariamente
- A gente já vinha se programando com possíveis aberturas. Sempre deixamos as coisas encaminhadas quanto a protocolos de segurança e distanciamento, mesmo antes do novo decreto - conta o proprietário Francisco Godinho Pinto.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Atividades também foram retomadas no CFC Ativa
A RETOMADA
Em Santa Maria, retomaram as atividades na terça-feira os CFCs Viacentro e Ativa. O CFC Padre Reus recebe o público a partir de quarta-feira, de forma parcial, conforme nota divulgada pelas redes sociais. Durante a manhã, nos centros que abriram, o que se viu foi um movimento constante, mas não tão intenso, de pessoas. Dentro dos estabelecimentos, cadeiras foram afastadas, cartazes informativos foram afixados e era exigida a higienização das mãos com álcool gel na entrada.
Com uso obrigatório de máscaras no RS, veja quais cuidados são necessários
De acordo com o Detran, a retomada dos atendimentos deverá ser gradual, preferencialmente com agendamento prévio, evitando-se aglomerações de pessoas. Uma portaria divulgada na segunda-feira estabelece todas as medidas sanitárias obrigatórias (veja abaixo). Entre os serviços prestados, seguem vetados aulas teóricas presenciais, exames teóricos, provas práticas e perícias. Novas portarias devem estabelecer regras para estes serviços na próxima semana. Aulas na modalidade EAD (reciclagem, atualização para renovação da CNH, cursos especializados e suas atualizações) estão permitidos, assim como aulas de simulador e práticas de direção. Serviços administrativos, como renovação da CNH, exame médico e avaliação psicológica também podem ser realizados.
Vacinação contra a gripe segue nesta quarta-feira em Santa Maria
- Hoje, qualquer serviço que vai se fazer, independente de ser CFC, o pessoal está tendo que ter paciência. As coisas estão todas sobrecarregadas, não estamos em operação normal. Antes a gente sempre tinha cuidado para que nunca faltasse horário, para conseguir agendar as aulas o quanto antes. Agora vai ter uma pequena demora para ajustar, pois perdemos quase dois meses - explica Francisco.
Principais regras, de acordo com a portaria nº 172 do Detran
- permitido o ingresso com acompanhante apenas em caso de necessidade
- higienizar a cada uso equipamentos para captura de imagens e biometria, além do mobiliário
- manter distância segura e evitar ao máximo o contato físico entre pessoas
- afixação de cartazes informativos sobre o coronavírus
- manter janelas abertas, sempre que possível
- todos os atendimentos devem ser organizados, preferencialmente, mediante agendamentos
- em exames de aptidão física e mental, o candidato deverá utilizar a própria caneta e usar álcool gel na entrada
- simuladores deverão estar a no mínimo dois metros de distância um do outro. Deverá ser feita higienização detalhada após cada uso
- para aulas práticas de motos, o candidato deverá usar capacete próprio, sendo vedado o compartilhamento de capacetes. O veículo deve ser higienizado após cada uso
- para aulas práticas em carros, as janelas deverão permanecer abertas e o veículo deve ser higienizado após cada uso
EM SANTA MARIA
Quem precisar de atendimento e/ou quer tirar dúvidas, pode entrar em contato com os CFCs da cidade:
CFC Ativa
- Local: Rua dos Andradas, 1909
- Telefone 3222-9012
- Whats 981123461
CFC Padre Reus
- Local: Rua Coronel Niederauer, 1227
- Telefone e whats 3221-1452
- Facebook
CFC Viacentro
- Local: Rua José Bonifácio, 2551
- Telefone 3026-8069
- Whats 99122-3513
- Facebook
CFC Verde Oliva
- Local: Rua Capitão Vasco da Cunha, s/n
- Telefone 3212-5454